Espaço para a divulgação da dança como meio de educação.

Espaço para a divulgação da dança como forma de educação.







terça-feira, 9 de março de 2010

Pedagogia e Movimento


Atualmente, a dança na vida da criança deixou de ser somente uma formação artística, e passou a fazer parte do seu desenvolvimento como ser humano consigo mesmo, com o outro e com seu meio. Isso, pois como diz Achcar (1998), a dança desenvolve estímulos como:
Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo;
Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos;
Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;
Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia;
Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;
Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.

Além de favorecer aspectos como criatividade, musicalidade, socialização e conhecimento da dança em si.
Na fase de iniciação do aprendizado, seja qual for o estilo de dança escolhido, há necessidade que as aulas possuam um caráter lúdico e bem dinâmico para que as aulas se tornem, antes de mais nada, algo prazeroso. E ao mesmo tempo, será trabalhado itens básicos e necessários para que, gradativamente, as exigências técnicas vão aumentando, pois a dança proporciona o conhecimento do corpo, noções de espaço e lateralidade, a princípio.

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