Quando agente tem uma filha e imaginamos logo de cara ela com um lindo collant cor de rosa, tutu, sapatilhas e um coque impecavel, logo tão pequenas... idealizamos as nossas bailarinas...
Mas o fato é o que se ensina nestas aulas para meninas e meninos assim tão pequenos com pouco noção ou nenhuma de espaço, lateralidade, ritmo...?
Este momento, esta faixa etaria (dos 3 aos 6anos) é uma fase de descobertas e porque nao fazer estas descobertas através da Arte, da Dança, da Musica? Estas aulas intensificam nestas crinças o despertar para o gosto pela dança e pela expressão a partir dos seus próprios corpos.
A criança começa a ter noção de espaço, ritmo e principalmente coordenação motora, pois nas aulas tudo é incluído, desde a técnica até a nomenclatura dos passos, só que de uma forma sutil e adaptada à idade,sem falar da ludicidade que se tem nas mesmas.
A música classica é importante sim para q elas acostumem c esta, no entanto nada impede que se use outros tipos de musicas infantis ou não para as diferentes atividades, exercicios e brincadeiras.
E como dizia María Fux " Tudo pode ser dançado e compreendido, sem limites de iadde, pois o corpo, por uma razão ancestral, sempre teve necessidade de comunicar-se através do movimento".
Mais do que ensinar arte do ballet a essas crianças, é faze-las compreender seus corpos e a infinidade de movimento que o mesmo permite, podendo oferece-lhes subsidios para criarem seus proprios movimentos e transmitirem aquilo que elas sentem, sem mais limites para que possam num futuro quem sabe não muito distante concretizarem seus sonhos e ve-los torna-los concretos e realizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário